Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ocupação URBANIDADES-TRANSEUNTES no Solar da Baronesa

Urbanidades-Transeuntes
Solar da Baronesa
25 – 26 - 27 de setembro
[Ocupação]

 A expiação do eterno foi realizada pelo grupo Transeuntes na sexta feira [25]. A ação percorreu o doloroso caminho da paixão do eterno. Em cada estação, houve uma leitura e uma representação teatral ao fundo. Esquetes do espetáculo Deus é Fiel:Marca Registradaresignificou a via sacra. A caminhada despertou novas percepções acerca do espetáculo que teve sua ordem alterada pelos diversos espaços do solar, apostando na aleatoriedade das ações e das cenas ocasionando um evento performático.

         
  No sábado [26] o dia foi marcado pela festividade pagã, o Ostara-Equinócio de primavera, comemora a mudança do outono para a primavera. O dia foi ressaltado pelo grupo com uma dinâmica que articulava uma ponte entre os Transeuntes e a comunidade externa. A celebração da chegada da primavera tem por tradição cultuar a deusa Oster e Deusa Terra. No ritual, saúda-se as grandes Deusas com a magia dos cristais, a troca de flores e energia entre as pessoas que compõe o círculo mágico.


           
  Domingo [27] foi o grande culto da Orientadora Abiqueila, curando várias pessoas através do Eterno e espantando todos os tilelês com o auxílio da banda do Eterno. Se o culto tivesse um nome, seria Itair o nome dele. Itair foi uma presença especial para o culto, levando muito a sério tudo que a orientadora do culto pregava. Outras pessoas da comunidade externa também participaram do culto transversal cantando todas as músicas do espetáculo Deus é Fiel-Marca Registrada como todos os atores/performers do grupo Transeuntes. As ações do grupo Transeuntes no Solar da Baronesa estendeu o convite a todos e quem o aceitou se divertiu e teve a oportunidade de refletir sobre temas transversais a partir da prática teatral.


                                                               

                                                                      [I]reverência...

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário