Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SOBRE O TRANSEUNTES NO PROJETO URBANIDADES - UMA UNIÃO SEGURA DESDE 2012



Atuamos em um contexto entre a cultura local e arte contemporânea e participamos na discussão e disseminação olhares antagônicos sobre a cidade. 

As ações e intervenções aconteceram em diferentes bairros e lugares, nos quais  estabelecemos contatos e trocas. 


A construção de trabalhos a partir da sua relação espacial, de ações em trânsito, a interação e colaboração com o espectador, a interação de linguagens artísticas, a aproximação entre praticas artísticas e vida cotidiana promoveram experiências e trabalhos que resultaram em participações, comunicações (Hemisferic Institue/Geografias do conhecimento, ABRACE – GT Territórios e fronteiras/ Intervenções em espaços urbanos, UrbBA) e discussões que repercutem em trabalhos, projetos, artigos e textos de discentes e docentes.

Texto de Ines Linke e Marcelo Rocco  

Nenhum comentário:

Postar um comentário