Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Imagens sacras


Em 2014, o Transeuntes começou uma nova pesquisa acerca da temática religião, tendo como entorno da exploração da fé, e a lucratividade a partir das igrejas. O projeto chamado 'Deus e fiel – Marca Registrada' teve como ponto de partida uma pesquisa realizada por cada integrante do grupo onde cada um executava um seminário ou em forma de cena, suas aspirações a respeito do tema. Feito isso, a pré-dramaturgia foi construída por Marcelo Rocco, o diretor do grupo.
A segunda etapa foram exercícios e divisões em núcleos para que pudéssemos apresentar propostas em forma de cena a partir da pré-dramaturgia instaurada. Como continuação das propostas, foi solicitado a cada integrante uma fotografia/imagem de um objeto que pudesse ser sagrado ou significativo para cada um, juntamente com uma pequena descrição. Essa imagem e o depoimento de cada um dos participantes cera utilizado para a criação de um vídeo como parte da pesquisa. Seguem as imagens e descrições dos integrantes:


Diogo Rezende:

O Santo Sudário: é um pano de linho que teria sido usado para cobrir Jesus após sua crucificação. Seu primeiro registro histórico data de 1354, quando ele foi entregue a uma igreja na França. Muito vem se discutindo sobre sua real autenticidade. Em 1898, descobriu-se no pano uma imagem em negativo de uma pessoa, e a partir daí muitos testes e análises foram feitas com o tecido, mas nenhum consenso chegou a ser formada sobre sua veracidade. A Igreja Católica se mantem neutra em relação à polêmica, afirmando, no entanto, a importância histórica indiscutível do tecido, mesmo que não seja verdadeiro.


Kaue Rocha

Para quem cresce em família extremamente religiosa, é difícil não acabar envolvido com tantas crenças. Ganhei essa imagem de Santo Ivo da minha vó, que disse estar faltando um santo na minha casa em São João e que Santo Ivo era padroeiro dos universitários. Na verdade, Santo Ivo é padroeiro dos advogados e o que tenho em casa é só mais uma imagem. Porém, a convicção de vovó ao me dar o presente e a fé que ela deposita no santo pra me proteger me fazem acreditar nele. É algo sacro que tenho como especial.



Filipi Diaz
Guia- Há várias denominações sobre essa guia (colar) mais conheço como Guia de 7 Forças, que carrega símbolos de Orixás, e tem pra mim, a função de proteção e equilíbrio espiritual!
Foi e é importante para vários momentos da minha caminhada!



Tatiane de Jesus
Com certeza o objeto religioso de extrema importância na minha vida é a Nossa Senhora Aparecida, pois por uma milagre grandioso dela, eu estou viva hoje, haha brincadeira ( talvez, Não sei ) em fim, essa imagem esteve presente desde que eu me conheço por gente, então ele tem um grande significado, pois na minha infância eu tinha muito medo de fantasmas, então eu criei um pequeno presépio e tinha varias imagens dela, a imagem me fez me sentir protegida por muitos anos.



Bruno Resi
Pra quem foi criado em um lar totalmente católico, imagens, quadros e novenas não poderia faltar. Recentemente não tenho um apego forte em algum objeto, mas um quadro marcou uma época em minha vida. Santa Cecília, Por ser padroeira dos músicos eu tinha uma ligação muito forte a este quadro."Santa Cecília é a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma (nenhuma outra santa conseguiu tal feito) e é uma das santas mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira santa encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos."





Fernanda Junqueira

Essa é uma imagem que esteve presente na minha vida desde que nasci. Se encontra na sala da casa da minha avó e é a primeira coisa que todos notam quando chegam lá, fica bem de frente para a porta de entrada. Para mim sempre passou uma ideia de controle. Sempre me senti vigiada por ele e, de certa forma, um pouco desconfortável também. Acho que sempre foi um objeto sacro com bastante destaque na minha vida.




Iolanda de Lourdes

Estou postando esse estandarte por que minha relação com religião tem muito a ver com minha avó. Uma coisa que ela fazia e que eu ficava atrás dela aprendendo é costurar. Daí desde muito nova já estava sempre costurando coisas e ela era muito religiosa. Então eu cresci fazendo coisas de costura. Logo eu gostava muitíssimo de folia de reis então quando vi seus grandes estandartes, logo comecei a costurar pequenos estandartes. Isso tinha muito a ver com a religião que minha avó me ensinara e suas costuras. Acho que é o que me deixa mais próxima à minha vida/religião é os estandartes que confecciono. Tenho muito apreço pela representatividade do barroco dentro da religião e acho que culturalmente é muito rica a criatividade das pessoas ligadas à arte dentro da igreja. Esse estandarte da foto fiz a 3 ou 4 anos atrás.




Gabriela Lucenti
Essa é a foto da imagem da santa que eu gosto. Não sei muito sobre a história dessa santa, mas essa imagem chama minha atenção por que essa santa não está com cara de sofrimento, como normalmente estão. E ela usa adornos grandes, como os brincos e os terços. Para mim, faz muita referência a entidades de religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.
Essa foto não foi tirada por mim, foi encontrada nesse site:
http://www.ufsj.edu.br/…/coloniais/Nossa%20senhora%20do%20R…
É da Nossa Senhora do Rosário, igreja que fica em frente ao solar dos neves, no centro histórico.

Posto, ainda, um "sei lá o que" (rs!), que foi presente do Zil pra mim. Nunca joguei búzios, então não sei com quais orixás sou relacionada, mas sempre me falam que tenho ligação com as águas. Por isso gosto dessa segunda imagem.
Pode usar isso que eu disse a vontade! Beijinho beijinho, tchau tchau.
Ps: postei só entidades femininas por questão de identificação mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário