Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Provocação para o novo espetáculo!

Dubai Fashion Secrets (Sebastian Junior)


Moda Praia: Camélia e Junio
Apresentador: (Way): Boa noite plateia, estou aqui hoje no Dubai Fashionn Secret, para mostrar-lhe como um bom mulçumano, deve se vestir em várias ocasiões, lembrando que esse desfile respeita completamente o profeta e seus dizeres no Sagrado Alcorão, com as nossas dicas o homem e a mulher mulçumana será bem recebido e muito elegante em qualquer situação, na praia, no trabalho ou até mesmo festas que não são da sua cultura.
Começamos com a moda praia, podem entrar o 1º casal, (entram Camelia e Junio e desfilam) o homem mulçumano vem trajando uma linda bermuda praiana, camisa regata, chinelos de dedo superconfortáveis e o tradicional óculos escuros, enquanto a mulher mulçumana vem trajando sua burkha de praia, palmas pra eles.
(Quebra Leitura:) Sebastian: "E dize às crentes que baixem suas vistas e custodiem seu sexo e não mostrem seus ornamentos - exceto o que deles aparece - que estendam seus cendais sobre seus decotes. E não mostrem seus ornamentos senão a seus maridos, ou a seus pais ou aos pais de seus maridos ou a seus filhos ou aos filhos de seus maridos ou a seus irmãos ou aos filhos de seus irmãos ou aos filhos de suas irmãs ou a suas mulheres..." (Sagrado Alcorão - 24:31


Moda Country: Lucimelia e Luis
Apresentador: (Way): Vamos para o próximo casal,(entram Lucimelia e Luis) Allah deu ao homem mulçumano, a possibilidade de trajar essa linda camisa xadrez e um colete de couro, combinando com sua calça jeans, sua bota de pithon e seu chapéu típico, look que não destoa em nada da linda burkha que a nossa mulçumana esta vestida. Palmas pra eles!

(Quebra Leitura:) Sebastian: Aqui no Brasil definitivamente não há a necessidade de se enfiar dentro de um Niqab porque as pessoas não vão querer assediar uma mulher que esta decentemente trajada e vou mais longe ainda... Apenas uma saia longa e blusa longa te garantem o respeito que você almeja ter. (Khadja blogueira do blog Diário de uma esposa Quase Paquistanesa)



Moda Festa de Gala: Iolanda e Pedro
Apresentador: (Way): (Entram Iolanda e Pedro)Para um jantar com um Sheik árabe, ou uma festa tradicional de casamento, o mulçumano pode usar esse elegante terno de linho, com sapatos Louis viton, gravata e meias combinando enquanto a mulçumana veste uma linda e festiva burkha. Eles não merecem aplausos?
“Os homens são protetores das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo o seu sustento do seu pecúlio. As boas esposas são as devotas, que guardam, na ausência (do marido), o segredo que Deus ordenou que fosse guardado. Quanto aquelas, de quem suspeitais deslealdade admoestai-as (na primeira vez), abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na terceira vez); porém, se vos obedecerem, não procureis meios contra elas. Sabei que Deus é Excelso, Magnânimo. [9]”
Moda Passeio: Sabrina e Matheus
Apresentador: (Way):Seria uma alegria ver um casal mulçumano passeando pela Meca ou fazendo seus votos de amor na Medina, para ninguém cometer Haran, aconselhamos o mulçamano a usar essa bermuda cargo com essa vistosa camisa polo, combinado com seus sapatênis e um relógio de pulso, enquanto a mulçumana usa sua burkha de passeio. Aplausos!
(Quebra Leitura:) Sebastian: A estilista libanesa Aheba Zalvetti criou o “burquini”, isto é, uma mistura de burca com biquini, mas mais reservado pois cobre toda a mulher, com exceção do rosto e dos pés.
Esta criação deu uma oportunidade às mulheres para praticarem desportos e poderem ir à praia sem desrespeitarem a sua cultura.
Esta veste é composta por uma espécie de véu, uma camisola de manga comprida e calças longas. Tem um tecido muito versátil para a prática de desporto (natação, voleibol e futebol de praia).

Moda Underground: Bernadete e Riky
Apresentador: (Way): Até mesmo em ocasiões fora dos padrões islâmicos como festas de rock and roll americano, os mulçumanos devem se portar bem, afinal para conviver bem com todos estilos não é preciso somente diplomacia, mas também um vestuário adequado, (entram Bernadete e Ricky, para essa ocasião o mulçumano, pode se vestir com camisas pretas sem nomes debandas claro, com calças jeans rasgadas e com tênis tipo all stars! Enquanto a mulçumana vem vestida com sua burkha hardcore! Palmas para a tolerância entre os povos!

(Quebra Leitura:) Sebastian: O marido deve, no momento de consumar o matrimonio, colocar a mão sobre a frente de vossa esposa, mencionar o nome de Allah, e dizer: ‘ Oh Allah! Peco que me agracie com o bem que há nela, e com as virtudes que a concedeu; e me refugio em Ti do mal que houver nela e de suas mas inclinações. ‘ (Abu Daud 2/248, Ibn Majah 1/617)
Apresentador: (Way): Obrigado pela presença de vcs , Assalam-o-Aleikum e até o proximo, Dubai Fashion Secrets!

Nenhum comentário:

Postar um comentário