Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Provocação para o novo espetáculo II

Jogo da verdade (Rick Ribeiro)

Em uma roda foi colocada uma garrafa, após todos recebem versículos que deveriam ser lidos e teriam uma importância sobre a pergunta que é feita durante o jogo a garrafa foi rodada a direção da boca da garrafa era a pessoa que deve responder, e a do fundo faz a pergunta mas a regra era as perguntas tinham que ter tudo a ver com os versículos, e intimidade de cada um deveria ser invadida com o intuito de arrancar mesmo as verdades constrangedoras de um pecador. Durante o jogo foi visto que as pessoas ainda tinham um pouco de receio em fazer perguntas invasivas, mas já outros não se importavam, a visão por inteira sobre o jogo, mostrou que o versículo tinha palavras fortes e muito intensa e exagerada, as pessoas se surpreendiam com os textos, várias rodadas foram feitas, primeiramente liam os versículos e depois faziam a pergunta e só após resposta que o versículo era lido para a roda inteira. Foi muito visível no jogo a questão da dificuldade da liberdade, digo coragem para perguntar tentando encontrar o podre de alguém segundo os “religiosos”, pois a respostas ainda foram muito livres.

Versículos:

Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma". E entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados".
1 Reis 19:3-4


Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar. 
1 Coríntios 10:13

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 
Gálatas 5:19-21

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

"Antes de formá-lo no ventre
eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei
e o designei profeta às nações".   

Tu criaste o íntimo do meu ser
e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste
de modo especial e admirável.
Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.
O vaidoso e arrogante
chama-se zombador; ele age com extremo orgulho.
Provérbios 21:24
O Senhor dos Exércitos o planejou
para abater todo orgulho e vaidade
e humilhar todos os que têm fama na terra.
Isaías 23:9
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Filipenses 2:3
pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro.
2 Pedro 2:18





NÃO ADULTERARÁS "Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes."  Provérbios 6:32-35 (Almeida Corrigida Fiel)


Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;

Deus informa aos israelitas que não devem imitar as práticas malignas dos cananeus, mas devem ser cuidadosos em obedecer às leis de Deus e seguir as Suas determinações. Deus está expulsando os cananeus, não por sua idolatria, mas por suas práticas sexuais abomináveis. Na realidade, o restante do capítulo descreve quase todas as práticas malignas como pecados sexuais: relações sexuais proibidas entre membros da família, relação sexual durante o ciclo menstrual de uma mulher, homossexualidade e depravações. O restante do capítulo consiste em advertências convincentes para não serem contaminados por tais práticas. Por isso, Deus ordena no versículo 24: ‘Com nenhuma destas coisas vos contaminareis.’”

ROMANOS 1:26 ,27
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.   

"Mas escrever-lhes que se abstenham... da prostituição" (At 15.20);

  1. "Os manjares são para o corpo, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.  Fugi da prostituição... Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas  o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo" (1 Co 6.13-18);

2.                  "Mas, por causa da prostituição,  cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido" (1 Co 7.2).

3.                  "Porque as  obras da carne  são manifestas, as quais são:  prostituição, impureza, lascívia" (Gl 5.19).
4.                  "Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém aos santos... Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus" (Ef 5.3-5);

5.                  “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra:  a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria" (Cl 3.5);

6.                  "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso [corpo] em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vê-lo dissemos e testificamos.  Porque não nos chamou Deus para imundícia, mas para santificação" (1 Ts 4.3-7);

7.                  "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está:  Sede santos, porque eu [o Senhor] sou santo" (1 Pe 1.15, 16). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário