Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Congresso em Belém

Ficamos alojados primeiro em uma escola da Universidade chamada núcleo pedagógico integrado que se localizava próximo a UFPA, depois de dois dias, a produtora local do espetáculo disponibilizou outro lugar devido a falta de água que ocorreu no alojamento anterior.
A apresentação aconteceu dentro da hora prevista. Com algumas modificações e encaixes, a participação de um dos produtores, bruno costa, como performer foi algo que chamou atenção e algo a ser pensado para o próximo espetáculo. O público inicialmente se mostrou tímido devido as dúvidas que os produtos que a personagem Majaika oferecia em seu estande. Depois, se tornou um público participativo e que respondia aos estímulo s dados e até mesmo ousado em algumas ocasiões. Um dos espectadores se revoltou ao ver a suposta garota apanhada do público que na frente de todos para o teste do creme. Mesmo depois da mesma ter se mostrado ser atriz no momento que usa o véu, ele continuou dizendo que "era um absurdo fazer aquilo com uma atriz". Creio que ficou chocado com a cena do creme e mesmo quando a atriz se manifestou, ele ainda estava sob efeito do susto e não conseguiu processar a informação!
O espetáculo seguiu sendo aplaudido espontaneamente em quase todas as cenas. Ao final, o espetáculo foi bastante parabenizado por vários espectadores que ficaram discutindo o tema com os atores e o diretor.

Fotos: Marivaldo Pascoal









O professor Marcelo Rocco e o bolsista atividade Luis Firmato apresentaram uma comunicação oral juntos sobre o projeto Urbanidades/ Transeuntes. A bolsista do projeto Iolanda de Lourdes ofereceu uma oficina juntamente com os voluntários do Transeuntes, Pedro Henrique e Sabrina Mendes.

Fotos : Iolanda de Lourdes














Nenhum comentário:

Postar um comentário