Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

quarta-feira, 23 de abril de 2014


SOBRE O ESPETÁCULO: MORRA! MAS ANTES APROVEITE AS NOSSAS LIQUIDAÇÕES”
SINOPSE
A ANUNCIADA: A MORTE VIOLENTA DE UMA ADOLESCENTE MOSTRA COMO TODOS PODEM CONSUMIR E LUCRAR SOBRE TAL ACONTECIMENTO.
DESDE OS REPÓRTERES SENSACIONALISTAS ATÉ OS REPRESENTANTES COMERCIAIS COM SUAS STANDS DE VENDAS CONTENDO FOTOS, CAMISETAS E PÔSTERES DA MENINA.
TODOS QUEREM SE SENTIR PERTENCENTES, PRÓXIMOS À VÍTIMA. 
OS PARENTES DA MENINA DESEJAM A PROJEÇÃO NA MÍDIA.
A MORTE COMO UM ESPETÁCULO. 
A FRÁGIL VIDA NOTICIADA INCESSANTEMENTE PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. TODOS RETIRAM UM PEDAÇO DAQUELE CORPO.
 E A MENINA VAI SE ESVAINDO.
O QUE IMPORTA É FAZER O ESPECTADOR FICAR SENTADO EM SUA POLTRONA OBSERVANDO. ATENTO.
ENTRE UM COMERCIAL E OUTRO, A NOTÍCIA DA TRAGÉDIA VAI SENDO DESMEMBRADA. DILACERADA. ESGOTADA.
NUM OFERECIMENTO DE WALLITA. APROVEITE AS NOSSAS LIQUIDAÇÕES!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário