Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

terça-feira, 29 de abril de 2014

6°CBEU

Consumo e tragédia serão temas de espetáculo no 6º CBEU

TEXTO PUBLICADO PELO EVENTO 6°CBEU - 2014
Grupo de teatro da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) vai apresentar a peça “Morra!”
Criticar a lógica do capitalismo que não dispensa nem a morte para a obtenção do lucro é a proposta do espetáculo Morra! Mas antes confira nossas liquidações, que vai se apresentar em Belém durante o 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). A peça é resultado da união entre o projeto de extensão em Artes denominado Urbanidades, coordenado pelo professor do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Marcelo Rocco, e o grupo de pesquisa Transeuntes: Estudos sobre Performance, que atua no mesmo projeto.
Sob a perspectiva da tragédia, consumismo e sensacionalismo, o espetáculo aborda a morte violenta de uma adolescente e o quanto a sociedade tenta lucrar com o evento, desde a representação sensacionalista nos veículos de comunicação aos comerciantes que vendem camisas com fotos da garota. A peça tem o objetivo de criticar a lógica do capitalismo e sua busca desenfreada pelo lucro, em que a morte vem se destacando como gerador de renda.
Segundo Rocco, o grupo Transeuntes, que faz parte do projeto de Extensão Urbanidades, surgiu em meio à necessidade de ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas dos artistas nas ruas, e o resultado da pesquisa originou o espetáculo.
A estratégia para prender a atenção do público está no formato da encenação do grupo que, diferente da tradicional apresentação no espaço cênico dos teatros, é realizada em ruas e espaços alternativos. “O jogo que sempre fazemos no grupo é baseado nas relações de ironia e sarcasmo, pois acreditamos que estes recursos teatrais (e linguísticos)  possam chegar de forma ampla e provocativa ao espectador, pois a ideia é sugerir, e não fechar a obra”, afirma.
O espetáculo tem duração de 50 minutos e a censura é 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário