Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

SOBRE O TEXTO "TEORIA DA DERIVA"- UMA ESCRITA EM FLUXO

A deriva.

Um barco que tenta fugir a racionalidade. Ela tenta entender. Um livro francês flutuando em "ludicidade", correndo para a língua inglesa, o jogo secreto. A natureza psicogeográfica.
Mentalidade - Espaço
Uma ou mais pessoas. Escrevo, birds. Thaíssa de belas letras. Renúncia. Comportamento, passeio, certeza e encontros aleatórios.
A unidade se compreende.
Os dados, a porta!
A ciência. Relativo tecido urbano. A ação completada onde se move. Metamorfose, forma, morfo. Geografia, economia, money. Pagina pequena. Paris, Louvre, Pitágoras. A jovem o professor, o sexo! Afeto.
Não é possível viver assim.
Derivado, deriva.
Velas de um barco.
O sopro? Ou não?
Várias. Revolução. Um gato.
Um homem. O acaso. Por acaso descobertos. Constância. O caso. Morto. Morno. !945.
O sol. O trigo, o trigo, o trigo - Ego. Deus - poder- crer. O determinado. Antípodas?
Cidades. Berlim. São Paulo. Os homens, as mulheres, o poder. Homem em grupo. Recorte, tesouro... A deriva.Super-homem. O trem, a corda. Desejo.
Ensino? Como? Moderna. Tarsila. Espaço, Lua. Eixo, Terra. Hipótese. Desvio. Duas. Cidades, uma.
Um bairro.
Tarô. Cartografia. Cartola. Urbano. Habitação. Hábito. Fronteiras. Constância.Imagem. Arquitetura. Formas.




MATHEUS WAY
30/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário