Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Depoimento de Ana Flor Rocha sobre a oficina "Transfiguração" realizada no dia 12 de setembro de 2012.

Boa tarde Transeuntes,


         Queria agradecer pela entrega durante nosso encontro de ontem. Foi uma troca muito especial, um trabalho coletivo que inspirou muitas particularidades. Cada persona ou formas ou nuâncias ou tantas outras coisas que mostraram o quanto cada um tem um grito calado, uma Arte único, um bloqueio, um Sim. Em nenhum momento disseram Não (Lembrou-me Marcelo Rocco), permitiram o toque do outro, permitiram um fluxo real e imaginário, lúdico.
         Pode ter sido apenas algumas horas, mas possibilitou a todos um estímulo para continuar, para acreditar nas buscas, no que cada um deseja Ser.
         Considero o resultado final como o início de um processo, é o hora da desconstrução, do errado, do feio ser evidenciado.
        Enfim, são muitas coisas para dizer, espero que eu tenho conseguido passar alguma coisa.

Abraços!
Obs.: Continuem brilhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário