Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

terça-feira, 16 de maio de 2017


Atividades do Urbanidades e Transeuntes do mês de abril

4 de abril de 2017

Dando continuidade ao processo de montagem do espetáculo, nos reunimos, como de costume, no bosque do Campus Dom Bosco às 14h. Alongamento, aquecimento e trabalho vocal foram propostos. Em seguida, um exercício focado na construção dos monstros da floresta e das bonecas. Assim como o conhecido esconde-esconde, nesse jogo o objetivo dos seres da floresta foi encontrar as bonecas, escondidas em lugares pouco usados do bosque. Uma vez que um ou mais seres encontravam uma boneca, arrastavam-na até um local pré-determinado, sempre tomando certo cuidado com o corpo do outro, mas com a indicação de concentração para não perder o corpo do personagem. Por fim, foram separadas duplas ou trios, com o intuito de testar e marcar movimentações e relações entre as garotas e os homens da cena final. Antes do encontro terminar, distribuímos figurinos para cada ator de acordo com seu(s) personagem(ns). Esses figurinos são uma improvisação em cima da ideia central, enquanto ainda não temos por completo o produto final.

Nos reunimos novamente no CDB às 23h para ensaio geral do espetáculo, testando a relação entre sombra e luzes existentes no local e de lanternas, também atentando aos sons produzidos proposital e não-propositalmente, para criarmos já uma relação com o lugar e a atmosfera noturna.








7 de abril de 2017

O núcleo das garotas da cena final foi em busca de figurinos em brechós. Mantendo a ideia principal, procuramos roupas justas e em tons de vermelho e vinho, com certa unidade entre todas.

11 de abril de 2017

Tendo em vista que, até a metade, o espetáculo está bem marcado e ensaiado, focamos na segunda parte dele, no bosque às 14h. Como usual, antes de ensaiar fizemos alongamento e aquecimento vocal.

Nos reunimos novamente às 23h para ensaiar, como na semana anterior, no bosque, até o início da madrugada. 

18 de abril de 2017

Fizemos aquecimento e alongamento corporais, exercício físico para atuação e fechamento/ensaio da cena final.





- Fechamento e enquadramento da cena final

21 de abril de 2017

Aproveitando o feriado, fizemos um intensivo que começou às 14h e foi até o início da noite. O grupo limpou o lugar, retirando coisas que podiam atrapalhar o desenvolver dos ensaios, como excessos de galhos e outros objetos que não fazem parte do bosque.

Enquanto ocorria a limpeza do local, foram separados alguns núcleos que precisavam de ensaio mais urgentemente e individual. Logo depois, ensaiamos o espetáculo com os figurinos, aproveitando também do entardecer para observar a atmosfera que se cria quando já não está dia e como reverbera em cena.

25 de abril de 2017

No CDB, iniciamos nosso encontro com aquecimento e trabalho vocal. Depois, fizemos o jogo da deformação, que consiste em um pega-pega, em que a parte do corpo tocada pelo pegador deve ser deformada. O jogo prossegue até todos estarem diferentes do corpo cotidiano.

Em seguida, marcamos e ensaiamos a cena final do espetáculo três vezes para aperfeiçoar e arrumar certos detalhes que ainda não tinham sido trabalhados o suficiente.

29 e 30 de abril de 2017

No sábado o encontro foi das 18h à meia noite e contou com o convidado Diogo Angeli, que fez um teste previamente estudado de maquiagem para cada personagem. Todos os atores foram maquiados de acordo com seu(s) personagem(ns) para, em seguida, Diogo fazer um ensaio fotográfico em cima das marcações das cenas.

No dia seguinte, às 19h, os atores fizeram suas próprias maquiagens de acordo com as propostas de Diogo e, novamente, marcaram o espetáculo para um novo ensaio fotográfico.







2 de maio de 2017

O grupo abriu espaço para recepção de novos integrantes interessados em fazer parte da produção do espetáculo que está sendo desenvolvido.

O encontro foi iniciado com um trabalho vocal, seguido de teste de figurinos feitos com galhos e folhas coletadas no próprio espaço trabalhado, o bosque do Campus Dom Bosco, e finalizado com uma breve reunião para apresentação e discussão sobre o Transeuntes e seu trabalho para os novos integrantes.

4 de maio de 2017

Realizamos o PICNIETZSCHE na Praça do Pelourinho às 10h30, tendo como texto escolhido para debate “O corpo subjétil e as micropercepções – um espaço-tempo elementar”, de Renato Ferracini.

Contando com a presença de graduandos que fazem parte do PIBID, o encontro teve parte teórica, com questões trazidas a partir do texto, e foi finalizado com exercícios práticos também sugeridos pelos alunos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário