Bem Vindo!

TRANSEUNTES

Criado em abril de 2012, o grupo de pesquisa"Transeuntes: Estudos sobre performance e Teatro performativo" foi formado a partir da necessidade de artistas em ampliar os estudos sobre as intervenções performáticas nas ruas. Em parceria entre Professores e Alunos do Curso de Teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), o projeto consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam o teatro nas ruas e em experimentações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João Del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações performáticas, na busca de:

(...) Utilizar o ambiente urbano de maneira diferente das prescrições implícitas no projeto de quem o determinou; enfim, de dar-lhe [espectador-cidadão] a possibilidade de não assimilar, mas de reagir ativamente ao ambiente. (ARGAN, 1998, p. 219)

Os membros atuais do grupo Transeuntes são:

Professores - Ines Linke e Marcelo Rocco.

Alunos - Débora Trierweiler; Diego Souza; Diogo Rezende; Fernanda Junqueira; Gabriela Ferreira; Guilherme Soares; Halina Cordeiro; Henrique Chagas; Isabela Francisconi; Kauê Rocha; Nathan Marçal; Paula Fonseca; Rick Ribeiro; Tatiane Talita.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Propostas para o novo espetáculo - Orações

Matheus Correia:

Oh Pai, fazei com que nunca passe fome, necessidade e nunca fique sem moradia, que possa ter um amor e amigos sinceros sempre, que consiga comprar um carro, de preferencia um Hilux cabine dupla, que o diretor esteja sempre calmo no ensaio geral que nunca me falte memoria e sempre lembre o texto, que nunca falte dinheiro pra xerox, que os convites pra festa estejam sempre baratinhos e agua nunca falte, que faça melhorar minha alergia ao álcool para que eu possa tomar um porre a cada decepção, que continue sendo belo mesmo na velhice, que o meu amor sempre seja fiel para que eu nunca seja corneado, que eu consiga ficar bem rico e pagar as contas fazendo teatro, que nas criticas dos espetáculos as pessoas não rotulem o trabalho com um estilo só, que as tias parem de perguntar quando irei pra globo, fazei com que os pedintes, drogados e bêbados da rua não me vejam e não me toquem, que as pessoas sejam mais carinhosas com as outras, que todos aceitem minhas ideias e concordem com elas, que o contac nunca caia! Amém;

Sabrina Mendes:

ORAÇÃO DA POSSESSÃO
Quero prender aquele que eu amo em um quarto,
E também ser capaz de apagar da memória deste qualquer imagem de outro ser humano, para que somente o meu corpo tenha espaço em sua imaginação 
Que ele acredite em todas as minhas palavras e que me admire como se eu fosse uma divindade, a única divindade
Que ele sempre sinta desejo por mim 
Que anseie por minha chegada todos os dias
E que seja capaz de ser feliz somente comigo
Que ele seja o melhor dos homens, o que não possui defeitos
O que sabe ser carinhoso e safado quando eu desejar, sem que eu precise explicar
Quero que faça loucuras e rebeldias por mim, tudo em prova de amor
Que sua disponibilidade e preocupação em me fazer feliz nunca se acabe
Quero ver lágrimas escorrendo toda vez que eu for ao seu encontro, lágrimas que vêm de um ciúme incontrolável e inexplicável 
Que ele viva somente por mim, e sendo assim, quando eu morrer, que ele suicide 
Que o seu amor seja suficiente para me cansar e igualmente suficiente para suportar os meus descasos 
Que eu não precise amadurecer quanto à esse desejo
Que minha possessão se realize!


Licya Benatti:

Que o universo acolha, deguste e devolva de maneira afável...
Que a força do bem seja presente nos meus dias, para que eu não descreia de vez nas pessoas. Eu sou uma pessoa.
Que me falte forças para matar alguém, já que tenho medo da prisão, e que se assim o fizer, não falte buracos pra esconder o corpo.
Que as TPMs sejam amenas, e se não, que as “um dia de fúria” ocorram mais frequência que as “carentes”. E que os incômodos delas, sejam substituídos somente pelos incômodos da Menopausa.
Que se minha família não aumentar, saindo de uma dupla. Que a ordem natural das coisas não ocorra, e eu possa partir antes de minha mãe.
Que a carência e o medo da solidão não me deixem aceitar qualquer companhia. Que eu aprenda ser companheira de mim. E que eu não morra só.


Júnio de Carvalho:

Amor, que tirais o pecado do mundo,
Tende piedade de nós.
Bendito és tu entre os homens e
Bendito é o Tony em minhas mãos.

Quero pedir paz, amor, sossego
E paciência para aguentar a apatia e ignorância alheia.
Livrai-me dos paradigmas de uma sociedade hipócrita e 
Fazei de mim um ser ousado!

Rogai, também, por nós atores, que muitas vezes somos renegados e subestimados
Concedei-me a graciosidade de ser reconhecido
E que a trindade santa seja composta por um Shell, um Tony e Oscar.

Amem! Sem acento para amar mais...


Iolanda De Lourdes:

 Oração pra que: Que eu viva muitos anos; Que eu não tenha medo quando a morte chegar; Que eu passe a maior parte da vida sem dor física; Que eu vença a preguiça e a vontade de dormir que me persegue; Que eu seja organizada; Que nunca, nunca, nunca tenha medo de trabalhar, (por que eu odeio o trabalho formal); Que o homem que estiver comigo não me engane e nem traia; Que eu possa ter filhos saudáveis; Que eu nunca fique paraplégica, tetraplégica ou qualquer tipo de invalidez:; Que eu nunca mais faça o que precisei fazer um dia.

Lucimelia Romao:

 Pai que tudo que seja feito para mim seja retribuído em dobro, seja bom, seja mal (principalmente o mal). Que a vingança tarde mas não falhe e que não tarde muito também não. Oh pai celestial faça com que a bonança e a fartura sejam minhas fieis companheiras, que a sobriedade e a lucidez compartilhem comigo a vida. Peço que a prosperidade repouse em meu leito. Imploro que a bondade sempre habite em mim, que eu pareça cada vez mais com a minha mãe e cada vez menos com o meu pai. Que a alegria nunca deixe meu lar. Rogo solenemente que a fonte criativa, virtuosa e alcoólica nunca sequem e que a menstruação sempre desça. Amém

Camelia Amada Guedez:

Me de bons sonhos.Obrigada pelo dia de Hoje. Tomara que amanhã seja melhor!.Proteja as pessoas e mantenha as que amo junto a mim na medida do possível .Me perdoa pelas magoas que causei ,me ajude a ser menos ignorante a respeito do outro e só deixar boas lembranças.Me faça um ser em harmonia com o mundo que me cerca.

Um comentário:

  1. Proposta mto legal, pois os sonhos humanos do dia a dia nada mais são do que desejos de felicidade. Tomara que se materialize logo e percorra todos os caminhos possíveis. Aí então vai ser só "agradecer a graça alcancada". Sucesso e felicidade para todos!!! Parabéns pela participação - cáustica, é verdade - no inverno cultural 2014

    ResponderExcluir